Guia de boas maneiras para contratantes e contratados

>> quarta-feira, 24 de abril de 2013


Uma coisa que presto bastante atenção é no trato com as pessoas, porque eu tenho a tendência é ser meio amigo urso, fofo que te abraça e pode machucar. Então tomo muito cuidado. Daí criei como hábito me policiar e, policiar os outros. E assim, observo que acontece algumas coisas bem erradas em contatos comerciais neste ramo de festas e afins. E, no ramo das artes tipo craft Etsy coisa e tal, ilustradores, just like me (como euzinha). 

Prestava e presto atenção, ora como contratante, ora como contratada. Há de se ter uma certa maneira de agir, etcetera. Parece uma coisa óbvia, mas acredite, você que me lê e tem noção, não é!

Então, depois de muito pensar e refletir na pataquada coisa de contatos comerciais, decidi dar umas instruções de como proceder como contratante e contratado.

Contratante e contratado:

- Responda e-mails, telefonemas e cumpra a palavra dada.

- Se a pessoa tem alguma relação de proximidade com você e somente com você (não com a senhora sua mãe, sua tia, prima da prima ou alguém que você conhece da internet - me ajude!) a linguagem pode ser mais informal, mesmo por e-mail. Caso contrário, deve ser um pouco mais formal, especialmente via internet. Esqueça o 'calé rapá', mano, 'bróder' e algumas expressões de intimidade. Uma coisa é ser querido, outra é forçar intimidade. Acima de tudo, trate as pessoas com respeito. 

- Demonstre profissionalismo, mesmo que em começo de carreira. Profissionalismo sempre. O profissionalismo pode ser demonstrado através do seu compromisso com o trabalho, cumprindo prazos estipulados, sendo pontual, acessível, presente e, acima de tudo, honesto. Não é um site, um cartão de apresentação ou um secretário respondendo os seus e-mails que falam do profissional que você é. É, sempre, o seu trabalho. 

- Deixe claro o que você quer, como e quando. Aliás seja claro sempre, em tudo. Clareza é um dos motivadores de uma ótima relação, não só comercial.

- Não denigra (manchar a reputação, difamar) outros profissionais ou clientes que passaram por você. Isso é prova cabal de mal caratismo. O mal por si se destrói. Sabia dessa? Pois então.

- Esteja disponível para tirar dúvidas, pedir sugestões. Preste atenção no que se explica, veja se está de acordo com os seus desejos ou possibilidades.

- O contratado é seu prestador de serviço, mas não é seu servo, empregadinho de meia pataca, escravinho. Ele não vai trabalhar de graça para vossa mercê. 

- Repetindo, respeite o trabalho do profissional. Cuidado com tentativas de barganhas e pechinchas. Uma coisa é pedir um 'descontinho' numa aquisição de um lote grande de algo, outra é você não concordar com o valor, porque não pode, porque não esperava, porque não pode mesmo. Não tente menosprezar o trabalho alheio. Isso é muito, muuuito feio. Se precisa de um desconto, peça o desconto, mas sem diminuir o valor da coisa. Ou procure outro profissional ao seu alcance. Lembre-se, é você que está barganhando, ou seja, é você que está demonstrando que não tem tanto a$$im.

Adendo: Existe um antique em SP que ganhou um programa na History Channel. Um dos meus sonhos rosa cintilante bling bling é algo assim, uma espécie de antique/brechó/sebo ou uma loja que pareça com antique/brechó/sebo no vintage da cousa. Só que mais arrumadinho que a bagunça do tal antique. Bien, assistindo ao programa, eu meio que me choco com "as negociações", muitas vezes de extrema má vontade, para não dizer, enganação mesmo. Tipo, nêgo compra um bule na Feira da Ladra em Lisboa por 0,50  e revende o bonito na sua lojinha por R$ 90,00. Melhore. Fora a rebaixada que o povo dá numa peça de família ou algo assim que chega por lá. Ah, que isto (isto!) está manchado, não vale nada (oi?). E o cinismo? Eu fico me perguntado se é tipo pra tv ou se eles são daquele jeito mesmo, detestáveis.

Repetindo, parece tão lugar comum, básico, coisa de formação moral, educação, mas pasmem que acontece tudo isso que ilustrei aí em riba. Falta de educação, de trato, de maneiras de ambas as partes. Fora má vontade, 'espertice', falta de óleo de peroba.

Confissões de uma menina-noiva e ilustradora, tipo testemunho, aconteceu comigo:

- Marcar com possível contratado (top) e o bonito chegar atrasado, porque dormiu mais do que a cama, ou seja, falta de respeito;

- Não responder e-mails, não atender o telefone, se fingir de doido, que não sabe, que você não disse coisa e tal. Para alguns é praxe. Corra às léguas desse filho duma égua, corte logo, porque é enxaqueca, daquelas inutilizantes na certa.

- Nem sempre o serviço mais em conta deixará a desejar, assim como o serviço mais caro será o paraíso. Sabe a Lei da Relatividade? Por aí..

- Se você viu um serviço de uma certa persona, assim meio porco, desista, parta para outro. Não foi acaso, é porco mesmo. Acredite em mim.

- Nem sempre uma pessoa chega em você com uma dica honesta e bacana, te indicando alguém para contratar ou para não contratar. Essa avaliação deve ser sua. Existe muita rivalidade e, nada construtiva. Gente querendo derrubar, eliminar concorrência. Isso já aconteceu comigo nas duas posições, como contratada e  como contratante.

- Não pense que  pelo fato da pessoa fazer aquele fondado de nozes, ela é um docinho. Não é por aí.

- Desconfie, mas desconfie com força vontade e ímpeto, daquela pessoa hiper-mega-ultra fofa, solícita demais. Deixa primeira ela te provar que é esse anjo de candura, aí, depois você abre o seu coração.

- Desconfie sempre daquela pessoa que era uma escrota, depois mudou. Ninguém muda da água para o vinho.

- Ojeriza de gente que menospreza o trabalho do outro para se enaltecer ou, simplesmente, para espezinhar 'noutrem. Isso é coisa de gente mesquinha, pobre de tudo na vida.

Eliza, você está chateada?

Sabe aquela frase do Hulk no filme The Avengers? "O meu segredo é que estou sempre com raiva"? Essa sou eu ♥. Só que amando cupcakes, balloons e gatinhos, nhoinn.

Bisous.

Imagem: Diana Vreeland.

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