Filme: o Cisne e o Descontentamento

>> sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011


Cisne negro já estreou faz algum tempo aqui no Brasil e antes mesmo de estrear, já haviam resenhas e mais resenhas o apreciando em várias perspectivas.

As ditas vozes autorizadas depreciando o valor da película e não estou me referindo à revista Bravo, que caracterizou Cisne Negro como uma cafonice. A Bravo já entrou para o seleto hall das revistinhas de meia pataca deste Brasil varonil.

Mas voltando.

Não faltaram escritos doutos e esmerados em desdenhar do filme, o que é mais do que esperado, já que Cisne Negro conta com o olhar carinhoso de apreciadores de artes, de moda e de dança, como o próprio Ballet Bolshoi que está torcendo em peso por uma noite vitoriosa no Oscar.

Óbvio que o discurso da crítica viria contra toda esta maré de amor por reconhecimento. Mais do que reconhecer a qualidade do trabalho feito, é o reconhecer a si, que é o que caracteriza uma obra de arte.

A história de Cisne Negro é, em suma, a história do Lago dos Cisnes, mas não o é em essência. Nas entranhas da cousa, se fala é do feminino, é do surto, é da dor.

 Não é uma história para quem quer se divertir, na verdade, bem distante disso, é assunto preterido por todos. A ideia da mulher, como é de fato, é rechaçada desde os primórdios da humanidade. A dor nos assola desde o nascimento e a gente simplesmente se anestesia tanto em linguagem figurada, tanto em realidade de analgésicos e afins. E o que falar da loucura? A gente nem entende direito o que é e nem quer saber.

São temas completamente marginais e estranhos, desta feita, é mais do que natural o filme causar estranhamento, que pode resultar no riso (como aconteceu na sala de exibição que fui) ou no desdém, como podemos ler em safra vasta por ai, até por um número avassalador de mulheres que não querem entender sua realidade uterina ou, maior que isso, sua realidade de ser humano, filho da dor.

Se as primeiras cenas, com o close nas sapatilhas de ponta (nem falo das torturantes demi-pluié, tendus, frappés) em plena atividade já não lhe fisgam, nada mais o fará.

Olhos arregalados, efeitos especiais até bobos, figurino de Rodarte e o diálogo próximo com o clima de terror de arte da obra de Bergman e Lynch, tudo é apenas o espelho (que vira quase como um personagem do filme) das águas deste sombrio Lago dos Cisnes.

Inté.

Postar um comentário

Salut!

As amigos que sempre vêm por aqui, é muito bom contar com a participação de vocês.

Aos que escrevem pela primeira vez, sejam bem-vindos.

Aos que preferem postar anônimo, saibam que serão liberados se:

usarem o espaço de forma sensata, porque a gente não chega na casa dos outros com libertinagem, esculhambação e nem jogando lixo.

"O Centro por toda a parte, o epicentro por parte alguma." Pascal.

Au revoir.

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
Reverbera, querida! por Eliza Leopoldo está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.